domingo, 28 de abril de 2024

Mãe onde estás? Vem comigo!” e "Liberdade" - duas novas publicações da minha autoria em antologias

 


A prosa "Mãe onde estás? Vem comigo!” e o poema "Viva a Liberdade! ", ambos da minha autoria, foram selecionados e integram o tomo II das antologias “Minha Mãe” vol. I e " Liberdade"  vol. III, editadas pela Chiado Books, em abril de 2024.


“Mãe onde estás? Vem comigo!” é uma humilde homenagem que faço às mães, em especial a minha -  Mãe Rita -, mas também aquela que tantas vezes esquecemos, negligenciamos e sem a qual não vivemos: a Grande Mãe Natureza.   


As obras estão disponíveis nas livrarias e na própria Chiado Books. 

"Minha Mãe" - https://www.atlanticbookshop.pt/poesia/minha-mae-vol-i-tomo-ii

"Liberdade" Vol. III -  https://www.atlanticbookshop.pt/poesia/liberdade-vol-iii-tomo-ii


Agradeço a o oportunidade dada pela Chiado Books e à professora Eduarda Pinheiro que fez a revisão dos dois  trabalhos. 

Mãe, onde estás? Vem comigo!

de Rita Micaelo Silva

 

- Mãe, onde estás?

- Estou aqui, filha. Sabes onde estou. 

- Não te vejo, Mãe...  Estás escondida? 

- Escondida?!  Claro que não, porque me haveria de esconder?!  Estou ao pé de ti!  Não te iludas com o que vês. Usa o olhar sincero do teu coração e logo me verás.

Instantes depois... 

- Mãe! Tão linda estás! Esplendorosamente vestida com diversificadíssimas paisagens e formas de vida, que alimentas com as tuas lágrimas! Olha só esse véu azul, adornado de estrelas e astros, sobre o teu cabelo de floresta! O teu olhar dourado é um misterioso deserto e, dos teus lábios, os ventos trazem-me histórias e sabedoria. Grandiosa Mãe, sinto-me minúscula, mas ao mesmo tempo, tão amada e protegida, quando me embalas nos braços, embrulhada em ternura, onde sonho com tantas maravilhas! Quando eu for grande quero ser igualzinha a ti, Mãe!  

- Minha querida, sê simplesmente tu. 

- Desculpa ter-te magoado, desiludido e não ter cuidado de ti como merecias... 

- Ora, ninguém é perfeito, filha, todos erram. Até eu erro tantas vezes… És apenas uma criança e, como ninguém nasce ensinado, tens ainda muito que aprender. Contudo, para mim, sempre foste e serás perfeita, tal como és. 

- Obrigada, Mãe, por tudo o que me tens dado... Nem sei como te agradecer...  

- O amor não se agradece, filha adorada, recebe-se e retribui-se, quando é possível.  Nada é mais gratificante para mim do que ver-te feliz. 

- Mãe, tenho de continuar o meu caminho, dás-me a tua mão? Vem comigo! Por favor, não me deixes sozinha, nesta complexa jornada...  

- Se fazes parte de mim, como poderia deixar-te só?! Sê corajosa, criativa e honesta, sobretudo contigo própria.

Jamais permitas que o medo te impeça de seguires os teus sonhos!!!


Viva a liberdade

de Rita Micaelo Silva

 

Podem tirar-me a luz 

Podem-me amordaçar 

Podem-me até prender

Num sítio qualquer 

Mas enquanto tiver forças 

Nas asas do pensamento

Para longe voarei

E pelo caminho semearei

Sementes de esperança 

Para que um dia floresça

Um mundo mais justo e livre 

E aí, bem lá do alto 

Aos quatro ventos, gritarei 

VIVA, VIVA A LIBERDADE! 



Sem comentários:

Enviar um comentário