Mostrar mensagens com a etiqueta Portugal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Portugal. Mostrar todas as mensagens

sábado, 13 de dezembro de 2014

A magia de um castelo de cartão

“Mesmo com pouco tentamos fazer o possível pela felicidade dos nossos meninos especiais, não temos um castelo mas podemos construí-lo com cartão e muito amor”, dizia a Directora da E.B. 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio quando falava dos desafios e dificuldades que enfrentam diariamente para conseguirem dar aos seus alunos com necessidades especiais o que merecem. Dificuldades acrescidas pelos constantes e cegos cortes que o Governo insiste em fazer, virando as costas a quem mais precisa.
Felizmente, ainda existem Seres Humanos que amam o próximo independentemente da sua condição física ou psíquica, entregando-se de corpo e alma para lhe dar o mínimo de dignidade e de felicidade a que todos têm direito.
Um intenso, muito intenso calor humano foi o que encontrei no gélido dia 5 de Dezembro, quando cheguei E.B. 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, em Póvoa de Lanhoso. Fui a convite da escola, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o intuito de realizar uma sensibilização para os alunos sobre a questão da deficiência e a importância das diferentes formas de comunicação na sociedade.
No entanto, fui surpreendida com as inesquecíveis surpresas que os alunos, professores e auxiliares preparam para mim.
Numa salinha já pequenina para tantos meninos especiais, fizeram maravilhosos trabalhos manuais, ensaiaram músicas, uma peça de teatro, para além de todas as outras habituais tarefas diárias.
A festa começou ao som dos velhos mas afinados bombos, cujo sorriso dos “músicos especiais” contagiou todos os presentes. Não foi fácil para eles coordenar todos aqueles movimentos, no tempo e ritmo certo, para que a música soasse afinada dos tambores quase furados de tantas horas de ensaio, empenho, dedicação e muita vontade de vencer o desafio, surpreendendo a plateia.  Assim sendo, estes pequenos grandes artistas merecem ter tambores ou outros instrumentos novos para poderem continuar a fazer música e a serem felizes, sendo por isso importante toda a ajuda possível.
À música seguiu-se o teatro de marionetas com uma peça fantástica, resultante da adaptação do meu livro “Rui e a música mágica” feita e interpretada pelos alunos NEE’s (Necessidades Educativas Especiais). Nada pode ser mais emocionante, gratificante e motivante para um autor do que ver que o seu livro ajuda as crianças a sonharem, desenvolverem a sua criatividade e a crescerem felizes numa sociedade ainda muito preconceituosa, egoísta e competitiva, onde as oportunidades não são iguais para todos, sobretudo quando se tratam de pessoas com deficiência.
Como se não bastasse, os meninos surpreenderam-me ainda com a mais encantadora reprodução do meu livro “Rui e a música mágica” em tamanho A3 feita por eles, para além de todas as palavras e lembranças inesquecíveis que com tanto carinho me ofereceram.
Foi com muito orgulho que participei na inauguração da nova Sala de Educação Especial, juntamente com uma largada de balões brancos que levaram pelos céus mensagens de paz, esperança e de igualdade. Esta sala, que anteriormente era uma arrecadação, transformou-se num lindo espaço cheio de luz, criado pelos professores e auxiliares que todos os dias ensinam, alimentam e cuidam incansavelmente dos seus meninos especiais com um carinho, cujas palavras são insuficientes para o descrever. Bem-hajam!
 Agora estes meninos têm duas salas, onde poderão aprender, desenvolver capacidades, sonhar e crescer ainda mais felizes.
“Obrigado por teres vindo” – agradeciam-me eles.
Mas obrigado porquê, se eu não vos dei nada, comparando com os inigualáveis tesouros que vocês me deram?! É esta a sensação que eu tenho de cada vez que vou às escolas e são estes momentos que me fazem seguir em frente sem nunca desistir. Por isso, eu é que agradeço do fundo do coração, aos professores, alunos e auxiliares da E.B. 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, a homenagem e o carinho que me deram. Jamais esquecerei este momento mágico que convosco passei. 
Eu também já fui uma criança especial e hoje sou uma jovem adulta com deficiência formada com mestrado em Som e Imagem, trabalho, escrevo, faço projectos, mas a sociedade insiste em virar-me a cara, sem me dar oportunidade de mostrar as minhas capacidades. 
No entanto, encontro na arte, nos livros, na fantasia dos contos e do cinema a esperança e a força para enfrentar as adversidades da vida real. Por isso, irei continuar a escrever e a lutar pelos meus sonhos/projectos, para que outras crianças também possam crescer felizes como eu. Para mim, todas as crianças do mundo são especiais e nada vale mais do que o seu sorriso.
A vida nem sempre é fácil, mas são os desafios que nos tornam mais fortes e que dão o toque mágico as nossas pequenas vitórias que resultam em grandes conquistas. Nunca desistam dos vossos sonhos!

Para todos um grande beijo e que o sorriso permaneça sempre nos vossos rostos!
Rita Cuca



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Guilhreme Pinto venceu - Matosinhos tem futuro garantido

Com honestidade, solidariedade, empenho e simplicidade, o Partido Socialista vence as eleições autárquicas, em Matosinhos.
A vitória do Dr. Guilherme Pinto é também a minha. Apesar de não ter entrado para a Câmara, a minha participação na política contribuiu para um novo olhar sobre a deficiência.
Graças a esta participação e à carinhosa homenagem que o Dr. Guilherme Pinto me fez, no comício de encerramento, onde me apresentou pelas minhas habilitações e desempenho na campanha, as pessoas passaram a olhar para mim como a Dra. Rita e não como "aquela menina deficiente". Nenhuma campanha de sensibilização consegue o que Dr. Guilherme conseguiu num mês e meio. Pela primeira vez em 25 anos, pude sentir-me como uma pessoa normal e a minha cadeira de rodas passou a ser um pormenor banal.
A vitória do Dr. Guilherme Pinto é também a daqueles que lutam diariamente contra a discriminação, por um mundo mais justo e unido!
Matosinhos é já um grande exemplo, mas tenho a certeza que daqui para frente, com o Dr. Guilherme Pinto e sua equipa, será um concelho de destaque nacional. E eu estarei sempre pronta para o ajudar.
Matosinhos tem garantido um futuro com dignidade e igualdade para todos os cidadãos!

domingo, 11 de outubro de 2009

Jovem com paralisia cerebral em 11º lugar na lista de Guilherme Pinto para a Câmara

Tem 25 anos, está a concluir o mestrado em Televisão e Argumento e integra a lista de Guilherme Pinto à Câmara de Matosinhos: Rita Silva é uma jovem com paralisia cerebral que superou todas as barreiras e chega à política local.


Rita Silva, que tem paralisia cerebral desde a nascença, foi convidada pelo candidato do PS à Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, para assumir o 11º lugar na lista de efectivos para as eleições autárquicas do próximo domingo.
A mãe da Rita, que tem o mesmo nome da filha, contou à Lusa que a primeira reacção da jovem depois de receber o convite do actual autarca matosinhense foi: "não, não me quero meter na política".
"Depois conversámos e achámos que se calhar era bom para toda a gente, nomeadamente para as outras "Ritas" que existem. É uma oportunidade de fazer valer os direitos à igualdade para que olhem para eles da mesma forma", explicou a mãe da jovem candidata.
Através do computador que a liga ao mundo - Rita tem um blog e um site, faz pintura digital, escreve contos e histórias infantis e estuda para o mestrado que está agora a concluir na Universidade Católica do Porto - a jovem escreveu um texto onde explicou e contou a aventura que está a viver no mundo da política local.
"Mesmo sendo a última da lista e, por isso, ter poucas hipóteses de entrar agora para a câmara, o facto de estar na lista dos efectivos é uma grande vitória contra a discriminação. Finalmente, alguém julgou o deficiente pelas suas competências e não pela imagem, dando-lhe a mesma oportunidade que dão aos outros", sublinhou Rita, que votou pela primeira vez nas últimas eleições legislativas de 27 de Setembro.
Mas o papel de Rita na lista é mais do que um mero símbolo contra a discriminação, uma vez que as medidas que a jovem apresentou foram incluídas no programa social da candidatura socialista à Câmara de Matosinhos para as eleições de dia 11 de Outubro.
"Apresentei já uma lista de medidas que devem ser tomadas, não só a nível autárquico mas também a nível nacional, para melhorar as condições de vida do cidadão com deficiência, medidas que já estão a ser analisadas pelos vereadores da câmara", disse a jovem candidata que tem participado numa grande parte das acções de campanha de Guilherme Pinto.
A mãe Rita confessou que à data do convite temeu que a presença da filha fosse "explorada", uma vez que "lamentavelmente a sociedade diz que os aceita mas isso é mentira".
Rita, conhecida pelos amigos como Rita Cuca, continua no seu texto: "Confesso que não estava à espera de ser tão bem recebida neste meio, tive algum receio que me fossem pôr um pouco de lado ou que se aproveitassem da minha imagem. Isso não aconteceu, fui sempre tratada da mesma forma que todos os outros candidatos".
Guilherme Pinto disse à Lusa que a jovem "é dos maiores exemplos de coragem e determinação" que já viu na sua vida, tendo percebido "que estava perante uma lutadora".
"Ter uma pessoa como a Rita Silva na minha lista à Câmara é uma garantia de que vamos estar atentos às necessidades dos portadores de deficiência. É obrigatório, ela não vai deixar que nos esqueçamos disso", salientou o autarca e candidato a mais um mandato, que sublinhou ainda o facto do programa eleitoral, nomeadamente no que respeita à área social, ter sido construído com a ajuda da Rita.



Por: Lusa, 07 de Outubro de 2009



Link: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1383447&seccao=Norte

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Noite na Praceta das Farrapas

Nestes últimos tempos, tenho vivido uma série de experiências e emoções que modificaram muito a minha forma de ver e de estar no mundo.Como já tenho dito neste blogue, é possível ser-se feliz com pouco e as crianças são a prova disso.Na acção de campanha de sexta-feira à noite, na Praceta das Farrapas (Perafita - Matosinhos), senti-me como o Pai Natal. Mesmo sem presentes para oferecer, as crianças andavam à minha volta, curiosas, alegres por me poderem oferecer brindes, comida e sobretudo muito carinho. Estavam felizes só por dançarem e fazerem gracinhas das quais eu ria com ternura. O meu sorriso e carinho bastava-lhe.Estas crianças maravilhosas, a quem muitos põem o rótulo por viverem em bairros sociais, mostram que o importante é ser-se feliz e ter orgulho no que somos. E isso consegue-se facilmente, basta não ter preconceitos e não ter vergonha de dar o pouco que temos, pois tudo o que é dado com amor, vale mais do que qualquer tesouro.Ao receber este carinho destas crianças, eu ganhei, sem dúvida, um grande tesouro que guardarei para sempre no meu coração. É pena que os adultos não aprendam a ser puros e humanos como as crianças.

PS Matosinhos - CONSTRUIR O FUTURO

Quando o Dr. Guilherme Pinto me convidou para fazer parte da sua lista de candidatos efectivos, aceitei o convite de imediato.É para mim uma honra fazer parte desta equipa, que trabalha incansavelmente por um Matosinhos melhor. Graças ao Dr. Guilherme Pinto e à sua equipa, Matosinhos é hoje um concelho exemplar, que se preocupa em primeiro lugar com o bem-estar de todos os cidadãos. O Dr. Guilherme Pinto vai ao encontro das pessoas, para sondar quais são as suas verdadeiras necessidades, procurando dar-lhes sempre a melhor resposta.Matosinhos é hoje um concelho acessível a todos, embora ainda haja muito a fazer. Todos os planos do Dr. Guilherme Pinto apontam para um Matosinhos 100% acessível a qualquer cidadão com necessidades especiais. O facto do Dr. Guilherme Pinto me ter convidado ­– uma jovem com necessidades especiais – para fazer parte da sua lista, é a prova de que ele luta por um Matosinhos, onde a palavra “discriminação” não entra. Julgo que é o primeiro candidato a fazê-lo, por isso, a sua obra não pode ser interrompida.Para mim será uma enorme alegria, se um dia, eu poder participar activamente na sua luta por um futuro com igualdade e dignidade para todos os cidadãos que vivem e passem por Matosinhos.
28-08-2009

domingo, 5 de julho de 2009

Informação Nacional

Vivemos num país anedótico, onde todos mentem e onde já ninguém acredita em ninguém. Chegamos a um ponto que vemos as notícias como se fossem novelas, basta vê-las uma vez por semanas, que está sempre tudo na mesma.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dia de S.João (do Capuchinho Vermelho)

Depois da noite de festa
Só apetece fazer a sesta
Com coisas boas na cesta
Lá vou eu para a floresta

terça-feira, 23 de junho de 2009

Noite de S. João

S. João, S. Joãzinho
Toma lá um balãozinho
Enquanto asso um cabritinho
Para o nosso jantarinho

domingo, 31 de maio de 2009

Romarias

A cultura popular, para além da sua antiga sabedoria, é altamente inspiradora. Quando vamos a uma romaria, mergulhamos numa série de emoções e temos contacto com diversas culturas e formas de arte diferentes. Somos imersos num ambiente mágico, onde tudo acontece ao mesmo tempo. Tanto ouvimos a banda no coreto, como mais à frente, assistimos a um concerto dos Andes, enquanto que pelo caminho vamos ouvindo a música popular, vinda dos altifalantes espalhados pela ruas. A mistura de sons, cheiros, imagens, sensações, é muito intensa. A certa altura estamos a falar com gente de outros povos, com a pessoa que está ao nosso lado e que não conhecemos, duma forma descontraida e familiar. Os preconceitos, estratos sociais, deixam de existir e neste momento sentimos a essência humana, sentimo-nos humanos.
Ora, se isso é inspirador para qualquer um, para o artista que mantém a sua humildade, é um momento absolutamente único!
Felizmente, Portugal ainda consegue manter as romarias, uma tradição quase única em todo o mundo.

sábado, 16 de maio de 2009

Trabalhar é crime!

Um honesto trabalhador, que é despedido ao fim de 18 anos, tem que se apresentar de 15 em 15 dias na Junta de Freguesia, para continuar a receber o subsídio de desemprego a que tem direito. Se falhar um dia, corre o risco de perder o subsídio (que é o dinheiro que ele próprio descontou da indemnização que a empresa lhe pagou).
Um assaltante, dorme uma noite quentinho na cadeia, toma um belo pequeno-almoço e vai à vida dele, tendo (quando tem) apenas que se apresentar na esquadra de 8 em 8 dias.
É de facto, um paradoxo que nos leva a concluir que o crime compensa!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Os Portugueses também são bons!

Porquê que os portugueses têm a mania de só dar valor ao que é estrangeiro? Não de facto somos um povo mais atrasado em relação aos outros, mas também temos coisas boas! Há grandes talentos portugueses que brilham no estrangeiro e cá ninguém lhe liga!Ter estima e orgulho que é nosso, é muito importante para o desenvolvimento do país. Se esses talentos tiverem o apoio e as condições necessárias para se desenvolverem, já não precisam de "fugir" para o estrangeiro e deixar Portugal sem menos um grande cientista, médico, artista, etc.