domingo, 8 de abril de 2012

Lançamento do livro "À PROCURA DE MARIA" de Rita Micaelo Silva

Na fotografia de Pedro Monteiro: Luís Pires (Chiado Editora),  Rita Micaelo (mãe da autora),  Prof. Henrique Pereira (apresentador da obra) e Rita Micaelo Silva (autora).

Eu diria que a Rita é uma versão feminina de D. Quixote. Enquanto que D. Quixote (Cervantes) criava a partir das suas alucinações e fantasias, a Rita cria a partir da Realidade. "Á Procura de  Maria" trata-se de uma obra de ficção bastante actual - disse o Prof. Henrique Pereira  no lançamento da obra, a 5 de Maio de 2012, em Matosinhos.
A autora conta que “À Procura de Maria” trata-se de uma adaptação de um argumento original para uma longa-metragem da sua autoria. Daí a sua linguagem simples e objectiva. Trata-se de um livro para ser “visto” e sentido através das palavras. É um livro que evita frases rebuscadas e recursos estilísticos, para que o leitor sinta a realidade sem o camuflado típico da literatura ficcional.

Afirma ainda que o “À Procura de Maria” não pretende fazer qualquer espécie de crítica, pretende apenas alertar o leitor para questões preocupantes da nossa sociedade actual, tais como: morosidade da investigação policial, funcionamento de redes de pedofilia / tráfico humano, corrupção, doença mental. São questões em que todos nós temos responsabilidades e das quais, também podemos vir a ser vítimas. Pretende, acima de tudo, retratar a mente humana e a forma como ela gere o mundo exterior em permanente conflito com o interior. Pretende-se conduzir o leitor, a repensar sobre si e sobre o seu comportamento perante a sociedade.
 
Mais informações sobre o livro em: http://www.chiadoeditora.com/ e www.marterita.com/publicacoes.html