O Caderno da Rita Cuca é um cantinho para partilhar pensamentos e curiosidades do dia-a-dia de um mundo cada vez mais surpreendente. Divirta-se! Nota: AS NOVAS MENSAGENS ESTÃO A SEGUIR À PRIMEIRA.
domingo, 15 de dezembro de 2013
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2013, em Matosinhos.
Após cerca de uma quinzena de exposição, conferências e actividades dedicadas as todas as idades, a 15ª edição da iniciativa “Juntos pela Arte” encerra em grande, mostrando ao público fantásticos talentos.
A peça de teatro “Branca de Neve Rockability” animou todos os miúdos e graúdos que vibraram com a alegre música que acompanhava a extraordinária representação da APPACDM Trofa.
Num ambiente alegre e descontraído, crianças do infantário e do ensino básico, a ACAPO e a APPACDM Matosinhos, divertiram-se com a originalíssima peça cheia de sentido de humor, podendo também conversar com os actores e orientadores da peça para esclarecerem qualquer dúvida que pudesse ter ficado.
No entanto, a rainha malvada, o pajem / caçador, os sete anões e anãs, a Branca de Neve e o príncipe Roqueiro, deixaram muito poucas dúvida e os aplausos encheram o Salão Nobre, que se tornou num espaço mágico, onde o preconceito foi proibido de entrar.
Os sorrisos continuaram com o poema “Todos diferentes, todos iguais” e o conto “O Giramelo” de Rita Cuca.
O Giramelo feito em massa de papel pelos alunos da Escola Básica 1º ciclo e Jardim de Infância da Viscondessa de Santa. Cruz do Bispo, resolveu juntar-se à festa e andar a passear pelo público com o seu sorriso doce. Todo feliz, lá andou ele a receber muitos mimos de todos os presentes. Mas, mais maravilhoso de tudo isso foi que, graças ao Giramelo dos meninos da Escola da Viscondessa, os cegos também puderam tocar-lhe e descobrir a forma desta simpática personagem, o camelo que queria ser girafa.
Estavam todos tão divertidos que não havia vontade de se irem embora! No entanto, a tarde terminou com a muito boa disposição do Ioga do Riso.
Deste modo, as crianças puderam conviver com vários tipos de deficiência, destruindo assim os estereótipos e ideias mal formadas sobre esta realidade. Experiencias como estas são extremamente importantes, porque se habituarmos desde cedo as crianças a lidarem com as diferença de forma natural e solidária, no futuro teremos uma sociedade muito mais aberta e inclusiva.
Para as pessoas com deficiência, estas experiencias são fundamentais para que elas se sintam felizes e integradas na sociedade. Para elas, é uma grande alegria poderem mostrar as suas potencialidades e o trabalho que desenvolvem durante longos meses nas suas instituições. São momentos únicos, em que elas se sentem úteis e iguais aos ditos normais.
Num momento como este não podia faltar a Língua Gestual Portuguesa! Pudemos contar com a colaboração de Amélia Amil, que faz a tradução para LGP, durante a hora o conto, dando assim a conhecer, ao público presente, esta maravilhosa forma de comunicação.
Mais surpresas encheram a noite de 3 de Dezembro, quando a APPACDM Matosinhos nos transportou para o fundo do oceano com a sua encantadora peça de teatro de marionetas de esponja. O público emocionou-se com um bailarino em cadeira de rodas que se transforma num grande polvo, quando os seus colegas, num pezinho de dança, lhe vão colocando os oito tentáculos, onde por fim adormecem tranquilamente. “Sozinhos somos frágeis, mas todos juntos tornamo-nos fortes e protegemo-nos uns aos outros, encontrando assim a paz” foi esta a metáfora do grande polvo que dificilmente se apagará da memória de quem assistiu a este momento tão intenso e mágico.
A festa continuou com o Bruno Gomes, um jovem músico que, apesar de não ter numa deficiência, também tem que lutar diariamente para conseguir concretizar o seu sonho de fazer uma carreira musical, pois não basta o seu talento. Bruno animou o público com os seus originais e com canções intemporais, proporcionando assim um agradável momento de descontracção.
O duo Joana Reais e guitarrista Mucio Sá fecham a festa em grande. Mais um vez o público verteu lágrimas de emoção, quando Joana entrou em palco totalmente despida de preconceitos, com o seu vestido curto que deixava exposta a sua prótese. Joana surpreendeu-nos com a sensualidade com que canta todo o género de música, já para não falar da sua incomparável voz de anjo que nem precisou de microfone para deixar o público completamente encantado.
Todos estes artistas mostram que qualquer que seja a limitação, esta não é motivo para desistirem dos seus sonhos e que, a sociedade só tem a ganhar, se esquecer os estereótipos de beleza/normalidade e der mais oportunidades, valorizando mais as potencialidades de cada indivíduo.
Desta forma, o “Juntos pela Arte” provou, não só ao público em geral, mas também a cada participante, que, apesar das suas limitações, todos têm diferentes formas de expressão e que todas juntas podem constituir um mundo mais harmonioso, onde a tecnologia e as capacidades de uns ajudam a superar as incapacidades de outros.
Juntos conseguimos um Mundo de todos e para todos!
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
sábado, 20 de outubro de 2012
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA EM RISCO
![]() |
| Manifestação de 15/09/20112 |
Caros amigos,
Eu sou só mãe de uma filha com 97% de incapacidade motora, com 28 anos, que tudo fez para que ela se INTEGRASSE NA SOCIEDADE e que esta a visse como IGUAL A QUALQUER UM NÓS.
Para isso, fez uma licenciatura a que se seguiu o mestrado e conseguiu um EMPREGO PRECÁRIO POR 3 ANOS A RECIBO VERDE. Por começar a trabalhar, PERDEU O SUBSIDIO VITALÍCIO (que só lhe foi atribuído aos 24 anos de idade), PERDEU A AJUDA A TERCEIRA PESSOA (tudo no valor total de 282€), ou seja DEIXOU DE TER QUALQUER INCAPACIDADE PARA A SEGURANÇA SOCIAL ...
COMO SE NÃO BASTASSE, PAGA 29,6% À SEGURANÇA SOCIAL QUE PASSARÁ PARA 30,7%.
DIZEM QUE ELA TEM DIREITO, DEVIDO À SUA INCAPACIDADE, AO BENEFICIO DE TER ISENÇÃO DE PAGAR SEGURANÇA SOCIAL, MAS....FICA SEM DIREITO A BAIXA MEDICA E SEM DIREITO A REFORMA! DIZEM, REFORÇO, SER ESTE UM BENEFICIO... É VERGONHOSO!
São tantas as DESCRIMINAÇÕES QUE CHEGOU A HORA DE SE TORNAREM PUBLICAS E ISSO SERÁ FEITO PELA MINHA FILHA NA MENSAGEM QUE SE SEGUE MAIS ABAIXO.
É IMPORTANTE QUE TODOS PERCEBAM COMO VIVEM OS CIDADÃOS COM DEFECIENCIA, EM PORTUGAL!
À GRANDE LISTA DE POUCAS VERGONHAS, como diz o povo, vou juntar outras tantas e por isso mesmo contem com todo o meu apoio para CHAMAR A RAZÃO DE QUEM NADA PERCEBE DE POLITICA SOCIAL QUE, a meu ver, DEVE SER O PILAR MAIS FORTE DE UM PAÍS!
Tudo isto para vos dizer que não sei mais o que fazer para garantir à minha filha, algum sossego, segurança , felicidade e acima de tudo QUALIDADE DE VIDA!
POR ISSO VOS PEÇO QUE DIVULGUEM E QUE PERCEBAM O DESEPERO DOS PAIS QUE TEM FILHOS COM ALGUMA INCAPACIDADE! É MUITO COMPLICADO QUANDO SE VIVE NUM PAÍS QUE NÃO SE PREOCUPA COM OS MAIS FRÁGEIS, DEFEIENTES, CRIANÇAS, VELHOS, DESEMPREGADOS, JOVENS ,ENFIM...VEJO OS CORTES JÁ FEITOS NELES E OS QUE AI VIRÃO...
SOU DA MESMA OPNINIÃO, BAAAAAASTA! Rita Micaelo (mãe)
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Caros amigos,
Tal como diz a minha mãe na anterior mensagem, está na hora de dar a conhecer a todos a forma VERGONHOSA como vivem os cidadãos com deficiência em Portugal.
Chamo-me Rita tenho 28 anos e nasci com Paralisia de Cerebral, o que me afecta a coordenação motora (97%). Fiz a licenciatura e o mestrado em Som e Imagem, com especialização em Televisão e Argumento (com 20 valores, currículo normal, sem nunca chumbar, ou repetir um exame) para além de também já ter desenvolvido vários projectos em diferentes áreas artísticas e, de ter alguns livros publicados. Em 2010, consegui um emprego, com contrato por 3 anos a Recibos Verdes. Mas… parecendo que o meu futuro estaria encaminhado, na verdade, complicou-se mais ainda. Vejam:
Um deficiente (mesmo com mais de 90% de incapacidade, que precisa de auxílio 24h para sobreviver, que é o meu caso), tem que esperar até aos 24 anos (considerada a maioridade) para lhe atribuírem o Subsídio Mensal Vitalício. No entanto, quando começa a trabalhar (independentemente do seu vencimento ou grau de incapacidade), CORTAM-LHE DE IMEDIATO O SUBSÍDIO MENSAL VITALÍCIO E A AJUDA À 3ª PESSOA (no valor total de cerca de 282€) que lhe é atribuída pelo grau de incapacidade. Ou seja, A SEGURANÇA SOCIAL DEMITE-SE DE TODAS AS RESPONSABILIDADES, IGNORANDO INCLUSIVAMENTE A DEFICIÊNCIA, mas, como se não bastasse, CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA, QUE EM GRANDE NÚMERO TÊM TRABALHO PRECÁRIO A RECIBOS VERDES, DESCONTAM MENSALMENTE PARA A SEGURANÇA SOCIAL 29,6% DO SEU VENCIMENTO, QUE PASSARÁ PARA 30,7%, SE O NOVO ORÇAMENTO PARA 2013 FOR APROVADO.
Há cerca de 18 meses, fiz uma queixa ao Provedor da Justiça (que tenciono publicar se necessário) contra o Ministério das Finanças e da Segurança Social, que resultou na abertura de um processo a cada um dos ministérios. No entanto, até hoje, não obtive resposta, apesar do grande desempenho do Gabinete do Provedor da Justiça.
Na queixa, o que eu peço é apenas que regulamentem a lei de Economia Comum (Lei nº6/2001 de Maio de 2001, artigo 2º.), aprovada e publicada há 11 anos, mas que discrimina os cidadãos com deficiência.
Isto tudo porque, para que eu pudesse terminar o mestrado, arranjar emprego e ter um futuro, a minha mãe não teve outra alternativa se não desempregar-se. Visto que a minha mãe não tinha rendimentos (pois já tinha terminado o Subsídio de Desemprego), tive que partilhar as despesas de habitação. Contudo, não posso declarar estas despesas, ou seja não me permitem fazer o IRS com a minha mãe, porque tenho mais de 24 anos, tendo por isso o meu IRS agravado. Por outro lado, enquanto um irmão (que não tenho) teria direito a um subsídio para cuidar de mim, a minha mãe não tem direito a nenhum apoio social, porque é mãe… Ou seja, PARA A SEGURANÇA SOCIAL, EU E A MINHA MÃE FAZEMOS PARTE DO MESMO AGREGADO FAMILIAR, MAS PARA AS FINANÇAS JÁ NÃO. Lembro que sou a mesma Rita e que não sobrevivo sem apoio, pois tenho 97% de incapacidade motora, mas somente motora.
Desta forma, COMO SOBREVIVEM AS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS?
MAS EXISTEM OUTRAS VERGONHOSAS INJUSTIÇAS:
- A isenção das taxas moderadoras é atribuída com base no rendimento do cidadão com deficiência, ignorando o grau de incapacidade e as despesas do mesmo.
- O Atestado de Incapacidade Multiusos só têm validade de 5 anos e custam 50 €, mesmo quando se trata de uma incapacidade permanente.
- Os bancos cobram as despesas do reconhecimento da assinatura aos cidadãos que não podem assinar, mas uma impressão digital é impossível copiar. Não é um paradoxo?
- A grande maioria das seguradoras não faz seguro de vida a cidadãos com deficiência e, por isso torna-se difícil arranjar emprego que o exija e ter acesso ao Crédito Habitação.
- As empresas que contratam trabalhadores com deficiência têm 1 ano de Benefícios Fiscais. Muitas dispensam os trabalhadores com deficiência após perderem esses benefícios e contratam outros para terem mais um ano... e assim sucessivamente.
- O material ortopédico e as ajudas técnicas, custam milhares de euros, sendo ainda agravado pelo IVA e, correm o risco de não serem deduzidos no IRS, SE LIMITAREM AS DESPESAS DE SAÚDE PARA OS DEFICIENTES (curiosamente, as despesas de cabeleireiro vão ser deduzidas!) . LEMBRO QUE SE TRATAM DE MATERIAIS VITAIS PARA QUE OS DEFICIENTES VIVAM SAUDÁVEIS E COM QUALIDADE DE VIDA, NÃO SÃO LUXOS. No entanto, o Estado também CORTOU AS VERBAS PARA A ATRIBUIÇÃO DAS AJUDAS TÉCNICAS!
- O Estado também CORTOU A COMPARTICIPAÇÃO DO TRANSPORTE DOS CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA para a escola e para as terapias que são VITAIS para muitos. O ESTADO ESTÁ A PÔR EM RISCO A SAÚDE DOS CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA!
FORA OS OUTROS CORTES E AGRAVAMENTOS FISCAIS QUE AINDA VÊM POR AÍ!
CONCLUSÃO: TENHO UM TRABALHO PRECÁRIO, NÃO TENHO QUALQUER APOIO SOCIAL, PAGO IMPOSTOS, tendo ainda as despesas da habitação e, mais tarde ou mais cedo (porque a mãe não dura sempre), terei que contratar uma empregada a tempo inteiro (que não leva menos de 1000€). COMO SOBREVIVO? NESTE MOMENTO, VOU TER QUE DEIXAR DE PAGAR SEGURANÇA SOCIAL, FICANDO SEM QUALQUER DIREITO A BAIXA, REFORMA, SUBSÍDIO DE DESEMPREGO, PARA CONSEGUIR PAGAR A MENSALIDADE DA HABITAÇÃO. E SE FICAR DOENTE OU DESEMPREGADA, QUEM ME APOIARÁ?
É também importante dizer que o ÚNICO BENEFÍCIO FISCAL DADO AO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA É O DE PAGAR IRS SOBRE 50% DO VENCIMENTO. ESPERO QUE NÃO RETIREM ESTE BENEFÍCIO PARA 2013… e sugiro que a SEGURANÇA SOCIAL PENSE EM APOIAR OS TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA DE FORMA SEMELHANTE, PARA QUE POSSAM VIVER COM DIGNIDADE, POIS SÃO CIDADÃOS CONTRIBUTIVOS COMO TODOS OS OUTROS.
Eu sou apenas um exemplo entre muitos CIDADÃOS, CUJA A DIGNIDADE E QUALIDADE DE VIDA ESTÁ A SER COMPROMETIDA.
Eu não posso nem devo ficar calada perante tantas injustiças sociais e PEÇO-VOS QUE ME AJUDEM A PASSAR ESTA MENSAGEM E SE MANIFESTEM CONTRA A DESIGUALDADE SOCIAL. ESTÁ NA HORA DE AGIR! Conto convosco! Obrigado.
Rita Silva
15 de Setembro de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Os meus pequeninos de Sta. Cruz do Bispo
Já o tinha feito há dois anos e fiquei felicíssima quando, este ano, a minha queria amiga Dra. Lurdes Queirós me convidou para participar novamente na Feira do Livro (6/06/2012), numa deliciosa conversa com os meninos do 1º ciclo da Escola Básica da Portela e da Escola da Viscondessa.
Alguns dos pequeninos da Portela já me conheciam da outra Feira do Livro. Foi tão bom revê-los, agora mais crescidos! Estes pequenos grandes artistas voltaram a surpreender-me com maravilhosos trabalhos e canções inspiradas nos meus humildes contos.
Os meninos da Viscondessa mostraram como podemos ser tão felizes se nos ajudarmos uns aos outros, sem vergonhas nem preconceitos. Na escola da Viscondessa, existe uma unidade de Autismo que funciona de uma forma notável, pondo os meninos “ditos normais” a ajudar os amiguinhos especiais. Assim, todos juntos, com muito amor e dedicação, fizeram lindos contos, canções desenhos e um magnífico Giramelo.
Antes de se ser matemático, cientista, engenheiro, político ou qualquer outra coisa, tem que se aprender a ser Homem, a partilhar e a respeitar o próximo. Espero que as escolas, políticos, pais e encarregados de educação sigam o exemplo do extraordinário trabalho que está a ser desenvolvido nestas duas escolas de Sta. Cruz do Bispo.
Dra. Lurdes, obrigado por, apesar de exercer um cargo político, nunca se esquecer do seu papel de mãe e de professora, preocupando-se com que as crianças aprendam a respeitar a diferença para que o mundo seja mais inclusivo.
Meus pequeninos de Sta. Cruz do Bispo, obrigado por todo o vosso carinho. Acreditem nos vossos sonhos, continuem a ajudar os vossos amigos e sejam felizes! Porque a vida é tão simples e bonita, quanto a florzinha que uma menina me ofereceu, com tanta ternura.
Se não fossem os pequeninos, os contos e trabalhos não fariam sentido, pois são eles que me inspiram e dão o brilho mágico a tudo o que faço. São as crianças que, com toda a sua ternura, me fazem feliz me dão força para continuar a criar e a sonhar com um mundo melhor.
Um grande beijinho da vossa amiga
Rita Cuca
terça-feira, 15 de maio de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
Lançamento do livro "À PROCURA DE MARIA" de Rita Micaelo Silva
Afirma ainda que o “À Procura de Maria” não pretende fazer qualquer espécie de crítica, pretende apenas alertar o leitor para questões preocupantes da nossa sociedade actual, tais como: morosidade da investigação policial, funcionamento de redes de pedofilia / tráfico humano, corrupção, doença mental. São questões em que todos nós temos responsabilidades e das quais, também podemos vir a ser vítimas. Pretende, acima de tudo, retratar a mente humana e a forma como ela gere o mundo exterior em permanente conflito com o interior. Pretende-se conduzir o leitor, a repensar sobre si e sobre o seu comportamento perante a sociedade.
Mais informações sobre o livro em: http://www.chiadoeditora.com/ e www.marterita.com/publicacoes.html
quinta-feira, 5 de abril de 2012
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Visita a três escolas de Vila Verde
Comecei pelo Centro Escolar, onde um mais pequeninos me fizeram a mais ternurenta homenagem, com uma exposição de trabalhos lindíssimos, poemas, canções, danças e muito, mesmo muito carinho.
É isso mesmo, meus pequeninos, o nosso mundo deve ser colorido, com “Natureza, crianças, animais, harmonia… Sonho! / Fantasia… Criatividade e imaginação”. Tudo isso só é possível se nos ajudar-mos uns ou outros, se nos olharmos com igualdade, porque “ser diferente não é bom nem mau, é ser diferente”. Se fossemos todos iguais o mundo não teria cor nem harmonia.
A diferença é algo que faz parte da Natureza e que temos que respeitar. Como diz o poema da nossa amiga Sara, da escola E.B. 2/3, “Ser diferente é sermos nós”, “cada um é como é e porquê gozar?/Se é para a beleza interior que se deve olhar”. Não interessa se somos feios ou bonitos, se andamos a pé ou de cadeira de rodas, o que importa é aquilo que temos na nossa mente ou no nosso coração. O que interessa é aquilo que temos para dar, nem que seja um simples sorriso, para que o mundo se torne mais justo e colorido.
O que interessa é fazer e não como se faz. Eu pinto com a cabeça, mas vocês, da escola E.B. 2/3, fizeram magnificas reproduções das minhas pinturas, utilizado as mãos. Há sempre formas de se conseguir fazer as coisas, o que é preciso é acreditarmos nas nossas capacidades e nunca desistir dos nossos sonhos.
Jovens da Secundária, esta mensagem é também para vocês. A vida adulta não é fácil, porque os nossos antepassado criaram uma sociedade materialista, que está cada vez mais caótica e insustentável. Cabe-nos a nós jovens, lutarmos por uma sociedade diferente, com mais oportunidades, mais valores humanos, mais unida, inclusiva e justa. Não se envergonhem por lutarem por aquilo que acreditam, de amarem e de ajudarem os mais necessitados, de darem voz a quem não a tem, de… Sejam vocês próprios e não o que os outros querem que vocês sejam. Respeitem e façam-se respeitar, porque só assim é que podemos ser livres.
Uma última nota para todos: portem-se bem, acreditem sempre nas vossas capacidades; nunca desistam dos vossos sonhos; não julguem ninguém pela aparência e nunca tenham vergonha de oferecer nem de pedir ajuda… e SORRIAM SEMPRE!
Não posso deixar de agradecer e de dar os parabéns aos professores, pelo magnífico trabalho de sensibilização que estão a fazer com as crianças e jovens e, pelo imenso carinho com que me receberam em Vila Verde.
Sempre que precisarem de mim, disponham.
Muito obrigado a todos!
Um enorme BEIJINHO
Rita Cuca
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
As Regras da Sensatez - Rui Veloso
"Nunca voltes ao lugar onde já foste feliz, só encontrarás as cinzas que dá na garganta nós". Ora aqui está uma verdade muito bem cantada!
sábado, 11 de junho de 2011
Visitas à Escola EB1/JI da Maia
“Mas tu já não és criança!?” – pensam vocês.
terça-feira, 12 de abril de 2011
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Manhã Magica na Escola Básica Manuela de Sá, a minha "escolinha"
Quando entrei para a fantástica Escola, em 1995, não fazia a mínima ideia do que iria encontrar. Não me senti assustada, mas sim muito entusiasmada. Era um mundo novo para mim numa escola que, na altura me parecia um gigantesco castelo cor-de-rosa.
Isso passou-se antes das férias grandes, quando eu vim visitar a escola e foi nesse mesmo dia que conheci um amigo muito especial – o Prof. Correia Pinto. Cruzámo-nos no pátio da escola, quando ele me disse “Eu sei que perdeste o teu pai, mas podes contar comigo sempre que precisares”. E assim foi, o Prof. Correia Pinto tem sido um amigo, que até hoje me acompanha e me apoia sempre que preciso.
No entanto, nesta escola eu não encontrei apenas um amigo, mas sim uma grande família - alunos, professores e funcionários - com quem criei laços para a vida inteira.
Aqui todos aprendemos uns com os outros a dar importância aos principais valores da vida, como a amizade, a partilha, a entreajuda, o respeito pelo próximo, entre outros.
Aqui eu aprendi que tudo é possível, se acreditarmos na nossas capacidades, se trabalharmos com muita de dedicação e se pedirmos ajuda quando precisámos.
Esta foi a escola que teve maior influência sobre o que hoje sou, sem dúvida.
Passados 16 anos, poder apresentar o meu trabalho, foi para mim um grande prazer, assim como lembrar os tempos em que fui mesmo muito feliz e do qual guardo lindas recordações.
Por momentos, senti que voltei a ter onze anos e que andava por aí a brincar às escondidas à volta das escadas, a jogar à bola no recreio, a dar cabo das portas com a primeira cadeira de rodas eléctrica que a escola me ofereceu e com a qual andava em alta velocidade, a cantar, a rir… enfim a fazer mil e uma tropelias, tal como todas as crianças.
Tive sempre uma infância e uma adolescência normal, a minha deficiência nunca me privou de nada, principalmente nesta escola. Até a Londres fui, na viagem de finalistas do 9º ano!
Mas atenção, não foi só brincadeira e diversão! Para hoje já ter o mestrado e a estar a trabalhar como Provedor do Cidadão com Deficiência, foi preciso muito estudo, trabalho, dedicação, persistência, imaginação e, sobretudo, muita mesmo muita vontade de ajudar quem precisa. Ajudar é a coisa mais bela do mundo! Por isso, fiquei muito feliz quando o Sr. Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, me convidou para ocupar este cargo.
A maior limitação que tenho encontrado ao longo da vida é o preconceito de muitas pessoas, que fazem questão de me julgarem pela aparência, sem me darem a oportunidade de mostrar de que sou tão ou mais capaz do que elas. No entanto, eu nunca desisto dos meus sonhos!
Não importa a forma como andamos, falamos ou fazemos as coisas, o importante é encontrarmos a nossa maneira de conseguir fazê-lo.
A cadeira de rodas e o capacete são os meus melhores amigos, com eles posso “voar”, trabalhar e fazer tudo o que gosto de fazer. A liberdade e o poder está na nossa mente e não no nosso corpo. E exactamente esta a mensagem vos quero deixar, com este meu testemunho.
Se as diferenças existem, é porque fazem parte da Natureza e, como tal, devem ser olhadas com naturalidade e respeitadas.
Por isso, peço-vos (principalmente a vocês, crianças e jovens, futuros homens do país) que me ajudem a acabar com a discriminação, para que todos possamos viver num mundo mais justo e feliz. É simples, basta que acreditem sempre nas vossas capacidades e na dos outros; nunca desistam dos vossos sonhos; não julguem ninguém pela aparência, nem tenham vergonha de oferecer ou de pedir ajuda e…NUNCA DEIXEM DE SORRIR!
Obrigado a todos por me terem proporcionado este momento tão mágico e inesquecível. E já sabem, sempre que precisarem de mim, disponham.
Um grande e carinhoso beijinho para todos o alunos, professores e funcionários da Escola Básica Manuela de Sá, que será sempre a minha querida “escolinha”.
Rita Silva
5 de Abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
OS ALUNOS DO 4º ANO DO EXTERNATO PADRE CRUZ VISITAM A PROVEDORA DO CIDADÃO COM DEFICIÊNCIA EM MATOSINHOS - 18/03/2011
Receber a vossa carta logo no meu primeiro dia de trabalho como Provedora do Cidadão com Deficiência foi a maior alegria que eu podia ter.
Tentei marcar o encontro o mais rápido que me foi possível, pois estava ansiosa por vos conhecer.
Como vos disse no nosso encontro, as crianças são o meu mundo, são a minha inspiração para vida e para tudo o que vou fazendo ao longo dela. Para mim, todas a crianças são especiais, têm um coração puro e uma imaginação fértil que lhes permite sonhar e sorrir.
E agora vou contar-vos um segredo:
Conhecem o Peter Pan, o menino que nunca quer crescer? Pois é, eu sou como ele! Quero continuar e ter coração puro e a imaginação fértil de criança, mesmo sendo uma adulta responsável. Continuarei a brincar, a sonhar, a viajar pelos reinos da fantasia e a acreditar que, um dia, as crianças farão um mundo mais justo e unido, onde todos serão olhados como iguais.
Por isso, escrevo, pinto, faço filmes e teatro, para partilhar com os pequeninos e com os grandes os meus pensamentos e ideias, na esperança de que estes me ajudem a torna o mundo melhor.
As fadas existem se acreditarmos nelas. Tal como as fadas, os sonhos também podem tornar-se realidade, se acreditarmos neles e trabalharmos com muita dedicação.
Não importa a forma como andamos, falamos ou fazemos as coisas, o importante é encontrarmos a nossa maneira de conseguir fazê-lo.
Eu encontrei na minha cadeira de rodas as “asas” que me permitem “voar” para onde quero e, no meu capacete, uma varinha mágica, com a qual faço as coisas bonitas que tanto gosto de fazer.
Foi assim que eu consegui chegar até aqui, como muito trabalho, dedicação, persistência, imaginação e, sobretudo, muita mesmo muita vontade de ajudar quem precisa. Ajudar é a coisa mais bela do mundo! Por isso, fiquei muito feliz quando o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, me convidou para Provedora do Cidadão com Deficiência.
Espero que tenham gostado do nosso encontro, quanto eu gostei de vos conhecer e, a porta do meu gabinete estará sempre aberta para quem me vier visitar, principalmente para as fadinhas e duendes lindos como vocês.
E já sabem: acreditem sempre nas vossas capacidades; nunca desistam dos vossos sonhos; não julguem ninguém pela aparência, nem tenham vergonha de oferecer ajuda e… SORRIAM SEMPRE!
Obrigado por todo o vosso carinho, nunca esquecerei o nosso encontro.
Um beijinho muito grande para todos e outro para a fantástica professora Belmira Soares
Rita Silva
sábado, 12 de março de 2011
PROVEDOR DO CIDADÃO COM DEFICIÊNCIA EM MATOSINHOS
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
"Nunca pare de sonhar" - Gonzaguinha
A vida nem sempre é fácil, mas enquanto sonharmos, mantemo-nos vivos e com esperança de que o amanhã será melhor. Por isso, como dizia o fantástico músico popular Gonzaguinha, "Nunca pare de sonhar".
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
ATÉ SEMPRE "AVÓ PEQUENINA" (BISAVÓ MATILDE)...
domingo, 19 de dezembro de 2010
Manhã na Ribeirinha!
Mesmo sendo uma época de testes e avaliações, a biblioteca encheu, havendo inclusivamente trocas de turmas durante a apresentação do meu livro "Rui a a música mágica", pois todos me queriam conhecer e manifestar o seu carinho.
Não há palavras para descrever tão deliciosa e inesquescível recepção. É nessas alturas que sinto que toda a luta para chegar até aqui valeu realmente a pena e que tenho muitos livros filmes, teatros, músicas para escrever... Descobri que, com a Arte, posso fazer muitos sorrisos. Esta é a maior recompensa que alguém pode ter!
Eu não mas considero exemplo para ninguém, sempre me vi como uma miúda normal, mas espero ter mostrado a todos esses jovens que, com método, presistência e muita mesmo muita dedicação, todos os sonhos se podem tornar possíveis, independentemente da nossa condição física, social ou qualquer outra.
A beleza da Natureza reside na diferença que torna único cada ser. Ninguém é perfeito, por isso não devemos ter vergonha de nós próprios e temos que respeitar as diferenças dos outros. Todos nós temos capacidades e limitações, que podemos superar, tendo sempre a humildade de pedir ajuda, ajudar os outros e aprender com quem sabe mais do que nós. Todos nós temos algo que podemos partilhar e contribuir para um mundo mais justo, pacífico e unido.
A vida parece demasiadamente dura e difícil, mas tudo se torna mais fácil se nos ajudarmos e sorrirmos, em vez de virarmos a cara ou de nos maltratarmos.
Eu só sou feliz a ajudar os outros como sei e como posso, porque - já dizia Charles Chaplin - "quem ajuda, ajuda-se"!
Muito Obrigado a todos os alunos, professores e funcionários que com tanta ternura me receberam na simpática escola Ribeirinha. Estarei sempre ao vosso dispor para o que precisarem.
sábado, 27 de novembro de 2010
UMA MANHÃ COM OS MENINOS DA ESCOLA CEGO DO MAIO - PÓVOA DE VARZIM
Após longos anos de estudo e muito trabalho, consegui lançar o meu primeiro livro - "Rui e a música mágia" - cujo objectivo é fazer sorrir as crianças e ajudá-las a voar, sem medo, rumo aos seus sonhos.
Mais uma vez, o meu sonho concretizou-se, quando na manhã de 25 de Maio de 2010, a convite do professor Angelo (professor bibliotecário do agrupamento), conheci a maravilhosa Escola Cego do Maio, na Póvoa de Varzim.
Ainda fora da escola já estava fascinada com os belos trabalhos feitos pelos alunos, que dão um brilho mágico ao espaço. E, quando conheci os alunos, professores e funcionários que com tanto carinho e dedicação me prepararam uma manhã cheia de representações e surpresas encantandoras, só me apetecia voltar a ser pequenina para ficar a estudar nesta escola!
No final da manhã senti-me a miúda mais feliz do mundo, pois em troca de um simples conto, recebi o mais precioso tesouro de sempre: o sorriso e o carinho de crianças com tanto talento, tanta sensibilidade e tanto carácter humano!
São e serão as crianças que me fazem sonhar e escrever mais e mais contos que as façam sorrir.
Obrigado Escola Cego do Maio e um grande beijo para todos. Contem sempre comigo para o que for necessário!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
UMA MANHÃ COM AS ANDORINHAS DA ESCOLA SÁ COUTO EM ESPINHO
Nesta escola existem muitos "Ruis" (os professores) que, com todo o carinho e dedicação, ajudam as suas andorinhas (os alunos) a aprenderem a voar e a realizar os seus sonhos.
A professora Francisca (coordenadora do ensino especial) convidou-me para ir apresentar o meu livro - "Rui e a Música Mágica" - obra adoptada para a disciplina Àrea de Projecto de quatro turmas do 5º ano do ensino básico. Como se já não bastasse esta tão grande honra, os alunos, em conjunto com os professores e funcionários, preparam-me uma linda manhã cheia de música, representações e outras doces surpresas recheadas de carinho.
Surpreendeu-me, não só o grande número de alunos com necessidades especiais integrados, mas também as excelentes condições humanas (para além de professores e funcionários inclui fisioterapeutas e teurapeuta da fala) e de acessibilidade (WC e salas adaptadas e acesso a todos os pavilhões) que a escola lhes oferece. Poucas são as escolas que têm estas condições, no meu tempo (há cerca de 20 anos) nem sequer WC adaptado tinham. Outro pormenor excepcional é o facto da escola continuar a acompanhar os alunos com necessidades especiais durante o ensino secundário, procurando garantir o seu sucesso, bem-estar e felIcidade.
Agradeço a manhã maravilhosa que me proporcionaram e espero que as entidades competentes continuem a apoiar a Escola Sá Couto e que outras escolas sigam o seu brilhante exemplo.
Sempre que necessário, a Escola Sá Couto poderá contar comigo.
Obrigado.
sábado, 6 de novembro de 2010
ATÉ SEMPRE, AVÓ "TÉ" (TERESA), DESCANÇA EM PAZ...
D. Teresa está hoje na Igreja de S. Mamede de Infesta (Av. do Conde) e o funeral será amanhã (10 Novembro) pelas 10h00.
domingo, 26 de setembro de 2010
Apresentação do livro "Rui e a Música Mágica", em Vila do Conde
Apresentação do livro "Rui e a Música Mágica", dia 09 de Outubro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal José Régio, em Vila do Conde.
Mais informações sobre o livro em: http://maodarterita.com/publicacoes.html
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
"À PROCURA DE MARIA" argumento para longa-metragem e mini-série televisiva
“À Procura de Maria” argumento de Rita Silva para longa-metragem e para série televisiva em 3 episódios. Trata-se de um thriller que conta a história de Inês é uma jovem jornalista, com seus 30 anos, que luta contra o suposto desaparecimento de sua filha Maria. No longo caminho de busca, depara com uma série de situações de inércia policial, violência e tráfico humano / pedofilia. Inês embarca numa alucinante aventura pelo mundo de loucura, onde nem tudo o que parece é.
O thriller pretende alertar a sociedade para doença mental (capacidades/limitações e consequências), morosidade da investigação policial, funcionamento das redes de pedofilia / tráfico humano, corrupção.
Procura-se uma produtora, para que o filme possa ser realizado.
domingo, 4 de julho de 2010
LANÇAMENTO DO LIVRO "RUI E A MÚSICA MÁGICA" DE RITA SILVA

Resumo: Rui, um menino de 10 anos, tem uma relação muito próxima com a sua harmónica. Nunca se separa dela e ao longo do dia, aproveita todos os momentos para tocar.Num dia primaveril, Rui encontra uma andorinha com uma asa ferida que prontamente recolhe e junto com os seus irmãos - Paulinha e Zé - cuida dela como se de um ente querido se tratasse.Após a sua recuperação, a pequena andorinha teima em não querer voar, tornando-se um membro efectivo da família de Rui com a qual passa todo o resto do ano.Inebriada pelas notas de uma música “mágica” tocada pelo pequeno Rui na sua harmónica, a pequena andorinha recupera finalmente as suas faculdades de voar e torna-se num apoio forte para o pequeno Rui, nos seus momentos mais difíceis.
Link: http://www.edita-me.pt/product_info.php?products_id=71?osCsid=8e7291c3cf68dc528c2a646c6d6aaba7
sábado, 19 de junho de 2010
JORNAL "MATOSINHOS HOJE" CHEGA AO FIM
Matosinhos Hoje era o jornal que se preocupou em informar e dar voz aos matosinhenses, sempre de forma limpa, resistindo a qualquer tipo de influências. Preocupou-se, portanto, a servir o povo, o que nem sempre acontece com os outros jornais e meios de comunicação social.
Reconhecido e premiado pelo ex-Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, como o melhor jornal regional, Matosinhos Hoje morre vítima das tão conhecidas e terríveis "palmadinhas nas costas". Todos lhe prometeram apoio, mas na hora de cumprirem as promessas, muitos fugiram como o diabo da cruz.
Infelizmente, conheço bem essas "palmadinhas nas costas", mas Matosinhos Hoje mais uma vez fugiu à regra, surpreendo-me, pela forma como respeitou e valorizou o meu trabalho até à sua última edição, mesmo sendo das mais jovens e recentes colaboradoras.
Agradeço esta grande experiência a todos os que no Matosinhos Hoje trabalham e, em especial a quem me fez o convite para colaborar com o jornal - Dulce Salvador - desejando muitas felicidades para as suas carreiras.
Espero que outros jornais, assim como outras entidades sigam o exemplo do Matosinhos Hoje, para que possamos ter boa informação, assim como um país mais justo e honesto.
E, quem sabe um dia não voltaremos a ler o Matosinhos Hoje?!
domingo, 13 de junho de 2010
Uma Manhã com os Pequeninos
Fonte: Matosinhos Hoje edição de 08-06-2010
sábado, 29 de maio de 2010
Revisitar / Descobrir Guerra Junqueiro
Trata-se dum projecto que eu vi crescer, com orgulho, durante a minha formação na Escola das Artes.
Fiquei agradavelmente surpreendida, quando em Novembro assisti ao lançamento do livro e CD A Música de Junqueiro. Foi um espectáculo extraordinário, variado e organizado com muita criatividade e profissionalismo.
É de destacar a multiplicidade de registos e formas que deram aos poemas de Junqueiro, quer no espectáculo de lançamento, quer no CD.
A mistura de registos e géneros musicais, assim como a variedade de performances do espectáculo, agradou e aproximou público de várias gerações.
Este lançamento / concerto pode agora ser visto em DVD, que foi lançado na passada sexta-feira, juntamente com o livro À Volta de Junqueiro. No evento, participaram personalidades da história e cultura portuguesa, das quais se destacam Manoel de Oliveira e D. Manuel Clemente.
O livro reproduz e amplia entrevistas/conversas de Henrique Manuel S. Pereira com várias personalidades portuguesas de diversos universos temáticos, como Mário Soares, Eduardo Lorenço, entre muitas outras.
Com este projecto, integrado no centenário da Republica, relembramos Guerra Junqueiro, um revolucionário incompreendido pelo seu tempo, mas que deixou marcas que duraram até hoje. Uma dessas marcas é A Moleirinha, uma canção que muitos cantam, mesmo sem saberem que se trata de um poema de Junqueiro.
Confesso que não contava com um projecto com tão alta qualidade. Não por falta de competência dos intervenientes, mas por ser uns dos projectos mais ambiciosos, feitos na Escola das Artes, nestes últimos cincos anos. É um projecto que exige muita responsabilidade e grande coordenação de uma equipa com dezenas de pessoas. Por isso, o Henrique Manuel S. Pereira e toda a equipa, estão de parabéns e espero que se continue a apostar em mais projectos como este.
E que o Guerra Junqueiro (o “Barbinhas”, como lhe chama Henrique Manuel S. Pereira) se mantenha vivo na memória das próximas gerações.
Rita Silva
Fonte: Matosinhos Hoje, edição de 25 de Maio de 2010
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Uma Aventura no Cine-Teatro Constantino Nery
Pois é, Matosinhos mostra mais uma vez que até os elefantes podem voar!
Obrigado por esta grande oportunidade.
Fonte: http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=466&id=24746&idSeccao=3523&Action=noticia
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Rótulos
Para pensar: Sabiam que, com os 20% de IVA, as baterias para as cadeiras de rodas eléctricas custam cerca de 600€ e duram entre 1 a 2 anos?
Fonte: http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=464&id=24623&idSeccao=3515&Action=noticia
sábado, 17 de abril de 2010
Bem-dispostos e "Patos chocos"
O ser humano é o bicho da insatisfação. Nunca está bem, arranja sempre desculpas para se queixar. Neste aspecto, todos sabem que os portugueses já bateram o record do guiness, há muito tempo.
No entanto, há dois tipos de pessoas: os bem-dispostos e os "patos chocos".
Os bem-dispostos são alegres e têm uma força de viver contagiante, mesmo que a vida não lhes corra pelo melhor.
Muitos até passam necessidades, sofrem de doenças ou têm uma vida dura e cheia de tristezas, mas não deixam de sorrir e de tentar ajudar aqueles que deles se aproximam. Encaram os problemas com optimismo, lutam com dignidade e sabem desfrutar dos simples prazeres da vida, como ver o sol nascer toda as manhãs. Só com o seu sorriso e boa disposição já conseguem ajudar quem os rodeia.
Ao contrário dos bem-dispostos, os "patos chocos" vêm o mundo como inimigo, não gostam de nada nem de ninguém. Têm inveja e culpam os outros dos seus próprios insucessos.
Muitas vezes até têm uma vida boa, mas não a sabem aproveitar. Não suportam a felicidade dos outros. Criam problemas só para incomodar quem os rodeiam... Tudo isso gera neles um sentimento de raiva que vai crescendo, até que acabam por se tornarem pessoas extremamente infelizes e solitárias.
As diferenças de personalidades fazem parte da humanidade, tudo na Natureza é diferente e é isso que faz com que cada um de nós seja único, como um grão de areia. Por isso, cada pessoa tem o direito de encarar a vida à sua maneira, desde que as suas atitudes não prejudiquem os outros. Mas… como dizia Raul Solnado “façam favor de serem felizes”.
Para pensar: Sabiam que as baterias das cadeiras de rodas eléctricas duram entre um a dois anos e pagam 20%, por serem consideradas luxo?
Rita Silva – marterita@gmail.com
Fonte: http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=462&id=24511&idSeccao=3507&Action=noticia
sábado, 3 de abril de 2010
quarta-feira, 31 de março de 2010
O pobre diabo
Se repararmos temos sempre a tendência para culpar alguém dos nossos males. A culpa é sempre de tudo e de todos, menos nossa! Somos todos vítimas de um mundo cruel! E quando não temos a quem deitar culpas, culpamos o Diabo.
A verdade é que o pobre Diabo nem sequer existe. Ele é apenas uma forma de nós “figurarmos” o mal. Aliás o ser humano atribui uma forma e um nome a tudo o que conhece e que imagina, porque só é capaz de imaginar aquilo que vê. O Diabo é portanto uma mera representação do mal que nós não queremos ou não sabemos justificar.
Ora, se Deus criou o Mundo à sua imagem (julgam os crentes), onde o amor é o núcleo principal, não tinha qualquer lógica se criasse uma criatura maléfica. Assim como não faz sentido, vermos Deus como o “ditador” que nos comanda à distância.
Deus é o amor e, o amor é liberdade. Os homens são livres e o mundo depende das suas atitudes, para se tornar mais justo.
O conhecimento parte sempre da observação. Criamos imagens e nomes para tudo, mesmo para aquilo que não conseguimos ver nem explicar,
É nas atitudes do Homem que reside o bem e o mal do mundo. Por isso, mais vale pensarmos muito bem e assumir aquilo que fazemos, do que perdermos tempo com bodes expiatórios.
Tudo o que digo, já foi dito por padres, teólogos, filósofos, artistas, cientistas e outros intelectuais.
Eu apenas lembro o facto da mente humana funcionar à base de imagens / nomes. O conhecimento parte sempre da observação. Criamos imagens e nomes para tudo, mesmo para aquilo que não conseguimos ver nem explicar, mas sempre com base naquilo que vemos.
No fundo, eu diria que nós é que criamos Deus e todas essas figuras místicas / religiosas à nossa imagem e não o contrário. Desta forma, Deus e o Diabo existem conforme acreditamos neles.
Homem é minúsculo em relação à imensidão do Universo e o facto de nem sequer saber a sua origem, faz com que ele tenha necessidade de criar teorias, crenças, religiões, para se sentir mais confortável e protegido. Concluindo, vivemos muito da ilusão, assumindo-a como verdade.
Para Pensar: Há automóveis que não podem ser comercializados ao abrigo da Lei do Deficiente, só porque emitem mais Dióxido de Carbono, do que é permitido por lei. Mas então, os “ditos normais” podem ter desses automóveis?
Rita Silva - marterita@gmail.com
Fonte: http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=460&id=24418&idSeccao=3499&Action=noticia
domingo, 21 de março de 2010
O Mistério da Redondinha
Serve de arma de guerra ou de paz.
O contacto com um corpo liso e virgem, fá-la verter um líquido, que deixa marcas.
Marcas que só o tempo pode apagar...
Marcas de prazer, de dor, de alegria, de sabedoria, de raiva, de solidariedade, de ciência, de arte, de amizadade, de amor... ou simplesmente marcas!
Essa redondinha pontiaguada, não tem vida própria. Obedece fielmente à vontade do seu dono, até se esgotar e cair esquecida...
(O que será essa coisa redondinha?)
sexta-feira, 19 de março de 2010
Atirei o pau ao gato
Faz-se um grande burburinho face à violência que hoje existe nas escolas, nas ruas, culpa-se toda a gente, mas não se faz nada para mudar. É mais fácil deixar as crianças entregues aos jogos de playstation, às séries e desenhos-animados cheios de violência injustificável, à Internet, do que estar com elas e ensinar-lhes os valores (amizade, respeito, etc.). Deixamo-las também entregues aos educadores e professores, depositando neles toda a responsabilidade. E quando alguma coisa corre mal os pais depositam a culpa nos educadores, nos média e na vida ocupada que levam.
É verdade que os médias são responsáveis pelo aumento da agressividade nas crianças. É igualmente verdade que a televisão deviam ter mais cuidado com a violência na programação infantil.
Contudo, uma das principais razões do aumento da violência nas crianças é a falta de atenção dos pais. Preocupam-se mais em sustentar os filhos do que em educá-los.
Bem que a violência não é só fruto do nosso tempo, vem já de há várias gerações. A prova está nas cantigas de roda que os pais ensinam aos filhos, logo nos primeiros anos de vida. Reparem na primeira canção que ensinamos aos bebés:
“Atirei o pau ao gato
Mas o gato não morreu
Dona Chica admirou-se
Com o berro que o gato deu
Miau!”
Qual é a pedagogia destes versos? O que assimila a criança? Apenas violência injustificável.
No entanto, os papás riem e aplaudem, quando o menino canta a canção decor. E quando o menino atira o pau ao gato, também se riem? Com que moral vão castigá-lo? Afinal, a criança só está pôr em prática o que os pais lhe ensinaram…
Tal como esta, existem muitas outras canções e contos infantis que, para além da violência, não têm qualquer coerência, nem conteúdo.
Por isso, os pais e educadores devem estar presentes na vida dos filhos e controlar a informação que lhes chega. Não podemos isolar a crianças da violência nem do mundo, mas devemos ter o cuidado de lhes explicar porque acontecem as coisas.
A tradição deve ser mantida quando é benéfica, caso contrário deve ser revista e adaptada. Reparem como canção tradicional “Atirei o pau ao gato” se torna menos violenta, mais coerente e pedagógica, mudando apenas duas palavras:
Atirei o peixe ao gato
Mas o gato não comeu
Dona Chica admirou-se
Com o berro que o gato deu
Miau!
Para pensar: Sabiam que a legislação NÃO protege o aluno deficiente no Ensino Superior?
Rita Silva
Fonte: http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=458&id=24306&idSeccao=3489&Action=noticia
quinta-feira, 4 de março de 2010
Amor Solúvel - Uma comédia musical de Carlos Tê
As suas teorias são enriquecidas e reforçadas pela análise das canções populares o seu papel desempenhado na construção do imaginário amoroso ocidental.
A peça não tem uma história, é um consultório sentimental que explora questões enviadas por correio electrónico, mas, no seu decurso, tanto o doutor como a entrevistadora, assim como um dos camera-men, cederão a impulsos confessionais, pequenas catarses íntimas, muito ao gosto do mundo televisivo, provocando a inversão de papeis e levando a que, num dado ponto, o analista seja a analisado pela entrevistadora e pelo camera-man, depois de estes terem tido também os seus momentos de confissão pública.
Nos momentos musicais, a entrevistadora canta com o professor em duetos românticos, ajudados pelas harmonias dos camera-men, fazendo a peça deslizar para uma atmosfera inspirada nas obras para televisão do dramaturgo inglês Denis Potter.”
Amor solúvel é uma Comédia Musical escrita por Carlos Tê, com encenação de Luísa Pinto e Direcção Musical de Hélder Gonçalves (Clã).
A peça estará em cena de 3 a 28 de Março - Cine-Teatro Municipal Constatino-Nery em Matosinhos
Quarta a Sábado 21h30
Domingo 16h00”
Fonte: http://www.cm-matosinhos.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=16551&eventoId=58049
De tudo o que eu já vi, esta é, sem dúvida, umas das melhores comédias portuguesas. Toda a dinâmica e estrutura da peça leva-nos a passar cerca de duas horas de agradável diversão, onde nós próprios (público) também fazemos parte do espectáculo. Através da inteligência e subtileza das piada, Carlos Tê faz um retrato actual de como o Homem se comporta perante os sentimentos. Verdades nas quais todos nós já pensamos, mas que nunca foram explicitamente expostas, como nesta comédia.
Tecnicamente, o musical é muito simples, cenário e vestuário super singelos, poucos actores e uma excelente interpretação, assim como uma grande qualidade musical, contando com a colaboração (na composição das músicas) de Rui Veloso, Resende Dias, entre outros notáveis da música nacional.
É um espectáculo bastante acessível, que recomendo a todos.
terça-feira, 2 de março de 2010
DEBATE NO SILÊNCIO DA NOITE (in MATOSINHOS HOJE)
Debate no Silêncio da Noite
No passado dia 10 de Dezembro de 2009, a Amnistia Internacional de Portugal realizou um debate sobre a descriminação na deficiência, na Junta de Freguesia de Matosinhos.
A convite da Dra. Otília Gradim (Presidente do Núcleo de Matosinhos), fiz parte da mesa, representando a Paralisia Cerebral ao lado da surdez e a deficiência mental.
Neste debate falou-se dos vários tipos de descriminação, onde se verificou que, apesar de serem deficiências distintas, as descriminações eram as mesmas. Estas descriminações ocorrem essencialmente a nível familiar, académico, profissional e social.
Hoje em dia é hábito falar-se de deficiência, na comunicação social, mas sempre no sentido de “puxar a lágrima” e chamar audiência. Falar das dificuldades sem apresentar soluções, é fácil, mas não resolve nada. Pelo contrário, só aumenta o estigma!
O importante deste debate, foram as sugestões de soluções para os problemas expostos. Foi, com isso, mais além da superficialidade com que os médias abordam a temática.
No entanto, o debate realizou-se na calada da noite, onde só estavam presentes deficientes e pessoas que lidam com eles, assim como alguns membros da Juventude Socialista. A ausência da comunicação social e de entidades governamentais fez com que o debate passasse despercebido, apesar do esforço da Amnistia em divulgar.
A falta de interesse e o comodismo dos portugueses, é uma das principais causas do atraso do país face ao resto da Europa. Criticam, dizem mal, choram-se, mas a maioria não faz nada para melhorar o que dizem estar mal.
É preciso aproveitar as oportunidades que nos dão para falar, para fazer valer a nossa opinião, sair do sofá e participar em eventos, debates, votar… É preciso agir! E isso é válido para toda a gente.
Como já vos tinha dito, não vou estar sempre a bater na tecla da deficiência, uma vez que é excessivamente explorado pela comunicação social. Contudo, no fim de cada artigo, irei apenas colocar um pequeno comentário para vos deixar a pensar.
Para Pensar: Sabiam que os surdos pagam uma taxa ÁUDIO-visual, tal como os “ditos-normais”?
Rita Silva
Fonte: http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=456&id=24183&idSeccao=3478&Action=noticia
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
RITA CUCA ESCREVE NO "MATOSINHOS HOJE"
O Jornal "Matosinhos Hoje" convidou-me para escrever artigos de opiniao de 15 em 15 dias.
O primeiro artigo sai ja na terça (16 de Fev). Não percam!
Zero Preconceitos
O “Matosinhos Hoje” convidou-me para colaborar, escrevendo artigos de opinião. Sou uma jovem com Paralisia Cerebral, portadora de 97% de incapacidade física. Licenciei-me em Som e Imagem e estou a terminar o mestrado em Televisão e Argumento, na Universidade Católica Portuguesa. Para mim é uma grande honra poder colaborar com o jornal e espero corresponder às vossas expectativas. Este convite significa que, mais uma vez, olharam e apostaram nas minhas capacidades, dando-me as mesmas oportunidades que dão aos “ditos normais”. Trata-se de mais uma conquista depois do convite do dr. Guilherme Pinto para assumir o 11º lugar na lista de efectivos para as eleições autárquicas. Período em participei activamente no diversos eventos da campanha. Com isso, passaram a olhar mais para as minhas competências, independentemente da deficiência. Nenhuma campanha de sensibilização consegue o que dr. Guilherme Pinto conseguiu em mês e meio. Pela primeira vez, em 25 anos, pude sentir-me como uma pessoa normal e a minha cadeira de rodas passou a ser apenas um pormenor banal. Este convite do “Matosinhos Hoje” é mais um gesto para inclusão dos deficientes, mais uma prova de que podem desempenhar o seu papel na sociedade, de acordo com as suas habilitações e capacidades. É importante que as outras entidades empregadoras sigam o exemplo do dr. Guilherme Pinto e do jornal “Matosinhos Hoje”, apostando num futuro sem descriminação. O mundo é feito de diferenças e, se elas existem, é porque são necessárias. Por isso, só temos que as respeitar e conviver com elas com naturalidade. Nos próximos artigos, irei partilhar convosco a minha visão do mundo, comentando os mais diversos assuntos da actualidade. Até lá sejam felizes e… não julguem pela aparência!
Fonte: Matosinhos Hoje, Ediçao de 17-02-2010 (http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=454&id=24031&idSeccao=3465&Action=noticia)
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
ACTUALIZAÇÃO DO SITE MÃO D'ARTE RITA
Vejam os desenhos e pinturas feitas em 2009/2010, visitando o site http://maodarterita.com/pintura.html
Boa visita!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
A menina que calou o mundo por cinco minutos
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
A minha 1ª palestra
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
"Sorriso da Diferença" - Um exemplo a seguir!
O projecto consiste num conjunto de actividades lúdicas, que decorrerão em Fátima, durante o mês de Abril, com o objectivo de sensibilizar a população para a questão da deficiência.
O jovens agarram o projecto com paixão e ambição, querendo dar o seu contributo contra a discriminação. Cada um dos três alunos patilha a sua visão sobre a deficiência, tendo todos o mesmo objectivo.
“Quero dar a conhecer à população em geral esta realidade, quero aprofundar os meus conhecimentos acerca da temática em causa e sobretudo puder contribuir para um mundo mais sensível onde a diferença não seja vista de lado!!!” – diz o Vasco.
Joana conta que se sente revoltada com a forma negativa como a sociedade olha para os deficientes: “Pretendo, assim, através do trabalho de Área de Projecto, mostrar à sociedade que as pessoas portadoras de certas doenças têm, tal como todos, imensos objectivos, querendo também colaborar na diminuição dos obstáculos injustificados que lhes são colocados durante o caminho para alcançar os seus sonhos. Desejo, sobretudo, contribuir, o pouco que seja, para alterar a visão errada que a maioria da sociedade tem em relação a esta temática”. Assim como Cláudia: “encaro este projecto como uma possível forma de mudança, de mentalidades, ideias, costumes da nossa sociedade, apesar de ser um projecto muito ambicioso, bem sei, e talvez inglório, pois vivemos um “país fechado”, retrógrado quando toca à diferença, à novidade. Infelizmente, vivemos numa sociedade que rejeita, desrespeita, “agride” as pessoas que têm uma diferença, a qual deveria ser vista com normalidade, carinho e afecto, pois são pessoas que não têm culpa de serem portadoras de determinada doença, que têm sentimentos, ideias, objectivos e sonhos, como os “ditos normais” e portanto precisam de ser ouvidos, ajudados a realizar esses sonhos, a mostrar as suas qualidades, a serem felizes. Por isto tudo, considero imperioso fazer alguma coisa para que os direitos destas pessoas sejam finalmente cumpridos e respeitados. Anseio mudar a mentalidade da sociedade, ambiciono deixar a minha marca, numa sociedade tão egoísta, torná-la diferente e mais uniforme, algo, que parece impossível, mas tenho algo dentro de mim que obriga a agir e não baixar os braços, pois esta realidade, em que hoje vivemos entristece-se-me”.
Numa sociedade individualista como a nossa, é de louvar que três jovens, sem qualquer tipo de incapacidade, se preocupem e disponham a lutar contra a discriminação das pessoas com deficiência. Que muitos outros sigam o seu exemplo, porque só assim é que teremos um mundo mais justo, unido e feliz!
O grupo pediu-me ajuda e eu não pude deixar de dar o meu pequeno contributo para este grandioso projecto. Para tal, criei o logótipo “Sorriso da Diferença”, cujo site é http://osorrisodadiferenca.weebly.com .
sábado, 21 de novembro de 2009
A Música de Junqueiro
O livro e o CD duplo que o acompanha constituem o primeiro resultado de um projecto mais vasto – «Revisitar, Descobrir Guerra Junqueiro» –, do Curso de Som e Imagem da Escola das Artes. Sob a coordenação e direcção científica de Henrique Manuel S. Pereira, esta iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional para as Celebrações do Centenário da República.
«Revisitar, Descobrir Guerra Junqueiro” é um projecto que congrega largas dezenas de autores, emergentes e consagrados, de várias gerações e quadrantes, de dentro e fora da Escola das Artes, em serviço diferenciado, mas convergente.
Entre dezenas de outros, são de destacar Eduardo Lourenço, Mário Soares, D. Manuel Clemente, Manoel de Oliveira, Maria Helena Rocha Pereira, Nuno Júdice, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, António Salgado, Suzana Ralha, José Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma e José C. Seabra Pereira.
Do projecto global fazem parte um documentário, um livro de entrevistas, uma fotobiografia, um site, um blog e um livro com CD duplo.” In http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=76025
Finalmente, senti que estamos perante uma escola de artes, que produz arte, usando a sua multiplicidade de meios tecnológicos e criativos!
Finalmente, houve um Professor que se lembrou de criar um projecto diferente, que envolve alunos e professores dos vários cursos da Escola da Arte, bem com pessoas e entidades exteriores à Universidade Católica Portuguesa.
E o resultado está à vista! Foi um espectáculo extraordinário, super variado, muitíssimo bem organizado, sem falhas.É extraordinária a multiplicidade de registos e formas que deram ás músicas de Junqueiro, quer no espectáculo de lançamento, quer nos cd's. A mistura de gerações, de tecnologias, performances... Está tudo feito com muita criatividade e profissionalismo.
Confesso que não contava com um projecto com tão alta qualidade. Não por falta de competência dos intervenientes, mas por ser uns dos projectos mais (se não o mais) ambiciosos, feitos na Escola das Artes, nestes últimos cincos anos. É um projecto que exige alguém com uma grande coragem, muita responsabilidade e capacidade de liderança, pois não é nada fácil motivar e gerir uma equipa de dezenas de pessoas. Por isso, o Prof. Henrique Pereira e respectiva equipa, estão de Parabéns e espero que a Universidade Católica Portuguesa continue a apostar em muito mais projectos e espectáculos como este!
Site do projecto: http://www.artes.ucp.pt/guerrajunqueiro
Rita Silva
21 de Novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Rita Cuca nos Talentos Fantásticos 2009
Mais informações em: http://www.edita-me.pt/product_info.php?products_id=56&osCsid=0fcb17acc3d61d1e980f7c5e66849325
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
A Paixão Secreta de Uma Folha em Branco
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Guilhreme Pinto venceu - Matosinhos tem futuro garantido
A vitória do Dr. Guilherme Pinto é também a minha. Apesar de não ter entrado para a Câmara, a minha participação na política contribuiu para um novo olhar sobre a deficiência.
Graças a esta participação e à carinhosa homenagem que o Dr. Guilherme Pinto me fez, no comício de encerramento, onde me apresentou pelas minhas habilitações e desempenho na campanha, as pessoas passaram a olhar para mim como a Dra. Rita e não como "aquela menina deficiente". Nenhuma campanha de sensibilização consegue o que Dr. Guilherme conseguiu num mês e meio. Pela primeira vez em 25 anos, pude sentir-me como uma pessoa normal e a minha cadeira de rodas passou a ser um pormenor banal.
A vitória do Dr. Guilherme Pinto é também a daqueles que lutam diariamente contra a discriminação, por um mundo mais justo e unido!
Matosinhos é já um grande exemplo, mas tenho a certeza que daqui para frente, com o Dr. Guilherme Pinto e sua equipa, será um concelho de destaque nacional. E eu estarei sempre pronta para o ajudar.
Matosinhos tem garantido um futuro com dignidade e igualdade para todos os cidadãos!


















